Introdução
Este programa, dirigido às instituições de ensino, atua na facilitação de ambientes, experiências e processos. Pode ser implementado para crianças, jovens e adultos em escolas de qualquer classe ou série e também ajustado aos professores e colaboradores que, aprendendo as práticas, terão condições de reforçar cotidianamente nas salas de aula e em todo ambiente escolar. Pode ser inserido no currículo normal ou em forma de programa extracurricular.
Com abordagem prática educacional, promove o desenvolvimento participativo do grupo (rodas de conversas, dinâmicas vivenciais, oficinas de estudo e co-criação, entre outras formas colaborativas), através do levantamento de diálogos, orientados em torno da experiência direta dos próprios participantes e de suas intenções em cultivar e integrar em suas vidas as práticas, abordagens e características propostas pelo treinamento.
Estude consciente parte da prerrogativa e da experiência de que nós precisamos co-criar novas formas de aprender. Focar em “aprender a conhecer”, em “aprender a viver juntos” e em “aprender a fazer (para poder agir sobre o meio) – e, finalmente, aprender a Ser (conceito principal que integra todos os anteriores).
O programa poderá ser desenvolvido em diferentes formatos, adequados conforme a necessidade do grupo e/ou da Instituição, como palestras, treinamentos, workshops e assessoria. Em cada formato, o facilitador irá definir a aplicação teórica, práticas e dinâmicas para proporcionar experiências que permitam o participante atingir objetivos e colocar em prática no dia a dia. Baseado nisso, desenvolvemos os nossos 4 pilares de atuação na educação:
*Reportagem com alunos do EPTV na escola de 2018
Pilares de atuação

Bem-estar nos estudos
- Mindfulness (atenção plena)
- Qualidade de vida nos estudos
- Autogentileza
- Inteligência emocional

Relações equilibradas
- Empatia
- Compaixão
- Humanidade compartilhada
- Inteligência social

Comunicação consciente
- Criação e desenvolvimento de espaços de diálogos construtivos
- Comunicação não-violenta
- Escutatória

Identidade e propósito
- Escolhas mais consciente na minha atuação no mundo
- Valores e propósito
- Biografia
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Ferramentas utilizadas
Cada projeto é único e buscando atingir melhor performance dos participantes. As ferramentas são escolhidas e determinadas conforme a necessidade do projeto. O programa é montado de acordo com as especificidades individuais e sua construção é feita de forma personalizada.
- Mindfulness: estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, atitude aberta e não-julgadora a cada instante.
- Inteligência Socioemocional: desenvolvimento de competências como a empatia, a paciência, a resiliência, a abertura, a amabilidade e o equilíbrio, em um trabalho inspirado por Daniel Goleman.
- Facilitação de processos decisórios: conduz grupos para a realização de diagnósticos comuns, percepção de novas possibilidades e tomadas de decisão coletiva, em um trabalho inspirado por Rudolf Steiner e a antroposofia.
- Comunicação Não-Violenta: objetiva facilitar o processo comunicativo, com a conexão empática e compassiva entre sentimentos e necessidades dos interlocutores para chegar a acordos benéficos às partes, em um trabalho inspirado por Marshall Rosenberg.
Teoria U: processo de desconstrução de padrões para o desenvolvimento de novos modelos mentais, organizacionais e comunitários, em um trabalho inspirado por Otto Scharmer.
Depoimentos

Bruno Ramacini
Assessor de Investimentos
Sempre vi a meditação como um dos melhores hábitos que eu poderia adquirir para a minha vida, tentei por anos, sempre sem sucesso. Sempre me senti muito frustrado por acreditar que eu não era capaz meditar. Com o programa do Marcelo, finalmente consegui encaixá-la na minha rotina diária, já são 3 anos que medito todos os dias! Com esse novo hábito, me vejo uma pessoa mais calma e centrada, o que me auxiliou muito pessoal e profissionalmente.

Mariana Soares Cavalcante Motta
Estudante de Direito
Eu descobri que a prática do mindfulness te torna consciente para o que é importante. Quando fico consciente, consigo distinguir o que me aflige de forma desnecessária e a decidir tranquilamente o que fazer em relação isso. Quando tenho culpa, eu simplesmente ajo para resolver. Quando estou feliz, aproveito cada momento. Eu vivo o agora e estou ali de corpo e alma. Não sinto aquele sentimento de lembrar de algo que passou como se eu não tivesse vivido aquilo. Quando eu estou presente, não sofro por antecedência e não fico remoendo porque o que importa está aqui. O silêncio é gostoso e a partilha também. Um abraço, um sorriso e um olhar sincero representam algo único e intenso. Obrigada a todos vocês pela companhia, simpatia e confiança!

Mateus Zanini
Graduando de Economia - USP
O programa de 8 semanas de Mindfulness foi uma introdução a prática da meditação no meu dia-a-dia. Ao decorrer do curso fui adicionando às técnicas ensinadas nas diferentes esferas da minha vida, desde a ansiedade que eu ficava em dias de provas e competições esportivas até o meu contato com a família e o meio-ambiente que eu convivia. Aprendi a reparar em detalhes e sentimentos que passam por meus pensamentos durante o dia que antes eu não dava atenção. Atualmente, muito do que aprendi nesses cursos além das técnicas práticas de meditação uso como norte para lidar com as situações e eventos na minha vida e me sinto muito mais seguro com as decisões e resoluções que venho tomando nesses últimos anos.

Moyses Neto
Professor Universitário de Ciências e Biologia
Iniciei o programa de 8 semanas sem nenhuma base prévia (conceitual ou prática) sobre Mindfulness. Após um breve período de adaptação, logo comecei a me fascinar pelo tema e a exercitar no dia-a-dia os ensinamentos do Professor Marcelo. O que mais me motivou durante o curso foi perceber que há uma série de benefícios em consequência do treinamento de atenção plena, desde sensitivos, comportamentais e até mesmo cognitivos. E percebi efetivamente melhoras na qualidade de minha presença familiar, relacionamento com os amigos, bem como em meu desempenho profissional. Fiquei muito contente e grato pela excelente formação proporcionada pela Entuá. Além disso, estou entusiasmado também com o crescente reconhecimento da importância do Mindfulness em vários aspectos das nossas vidas, impacto este que tem sido sistematicamente comprovado por estudos científicos nas principais universidades do mundo.

Thomaz Martins
Head de Operações da Aceleradora Gventures e Mestrando na FGV EAESP
O programa me abriu para a importância de estar presente, deixar de pensar nas obrigações da próxima semana e viver o agora por completo. Nunca imaginei que depois de anos ainda estaria percebendo os benefícios disso. Não só tive um melhor desempenho nos meus estudos e pesquisas como me sinto melhor e aproveito melhor a presença das pessoas a minha volta. Posso dizer que após conhecer o mindfulness, e o Marcelo, me tornei alguém mais consciente da minha vida e de meu dia a dia.

Bruno Forjaz
Presidente da Enactus FEA-RP/USP
Participei do programa de mindfulness ministrado pelo Marcelo há alguns anos. Tive uma ótima experiência com o meu primeiro contato com a meditação e prática de mindfull, durante o curso de 8 semanas me conecte muito com meus pensamentos e passei a me perceber em momentos diversos do dia-a-dia. Hoje, 2 anos depois, utilizo o mindfulness na minha rotina para acalmar os pensamentos quando preciso focar em algo ou para entender meus sentimentos conflituosos Na minha carreira profissional foi muito importante esse contato com a prática, passei a ter ferramentas que me auxiliam em momentos de tomada de decisão e a ter atenção plena em reuniões longas. Com toda certeza o mindfulness me trouxe benéficos pessoais e profissionais.

Malena Figueiredo
Economista
Participei da primeira turma do programa de Mindfulness com o Marcelo e considero até hoje uma das experiências mais importantes da minha vida. Na época, estava finalizando os estudos na faculdade, com bastante pressão devido ao TCC e à quantidade de matérias. Sem dúvidas, as técnicas do curso me ajudaram a focar e atingir os resultados esperados com sucesso. A técnica que mais me marcou foi a de foco na respiração por 3 minutos. Você pode fazer em qualquer lugar a qualquer momento e te ajuda a ficar presente. Até hoje utilizo essa técnica, principalmente no trabalho – seja em um dia normal em que precise me concentrar mais, seja em alguma situação em que esteja sob pressão. Sou suspeita para falar, mas recomendo a todos realizar esse curso e absorver o máximo possível das práticas!

Maria Campos
Estudante de Administração da FEA-RP/USP
O Programa foi uma experiência verdadeiramente transformadora. A partir dos ensinamentos do Marcelo, aprendi a enxergar o mundo de outra forma: a prática constante da atenção plena abriu meus olhos para elementos internos e externos a mim que até então passavam despercebidos. Desde então, acredito que me tornei uma pessoa mais perceptiva, reflexiva e empática, o que tem me ajudado nos âmbitos pessoal e profissional: hoje aceito melhor a incerteza que permeia a vida e as relações humanas e me sinto mais segura para tomar decisões e para lidar com conflitos. Sobretudo percebo que o mindfulness me ajudou a vislumbrar novas possibilidades de ação. Quando me permito estar presente no momento, escuto mais facilmente o que as circunstâncias em que me encontro têm a dizer, o que favorece articular soluções criativas para os problemas que encontro. Exercitar a atenção é dar a mim mesma a liberdade e a responsabilidade de escolher como me posicionar em um determinado contexto, em vez de me contentar com a vida no modo automático.