Trabalhe Consciente
Caminhos criativos para tomada de decisão usando Mindfulness e Design Thinking
Introdução
Baseado nas novas competências e habilidades do século XXI cocriamos um curso que combina Design Thinking e habilidades socioemocionais para tomada de decisão utilizando a Criatividade. A proposta integra as mais modernas práticas que promovem indivíduos e interações e métodos para estimular a inovação aliando a livre expressão do pensamento (design) à ciência social, artes e negócios.
Para encontrar novos caminhos de resposta à desafios, ou pensar de forma criativa caminhos que auxiliem a tomada de decisão, às vezes é necessário acessar os recursos disponíveis de formas diferentes das habituais. A ideia é proporcionar uma abordagem exploratória para mapeamento de cenário e identificação de dificuldades e entraves de forma a facilitar o processo de escolha.
Junto às ferramentas do Design Thinking, utilizaremos como base os programas "Liderança e Inteligência Emocional" que foi desenvolvido e testado na empresa Google na Califórnia e no programa Mindful Creative Thinking (MCT) criado pelo pesquisador Marcelo Borges, na FEA-USP, para oferecer ferramentas e experiências que estimulam o pensamento criativo e despertar o "ser inovador" presente de forma potencial em cada ser humano.
Objetivos

Potencial Criativo
Tomar consciência do seu Potencial Criativo

Ferramentas
Capacitar os participantes a entender o que é Mindfulness e Design Thinking e como aplicar os conceitos no seu dia a dia;

Colaboração
Disseminar e promover o Espírito Colaborativo, a Cocriação, a Cultura da Inovação;

Flexibilidade
Incentivar a busca de Soluções Criativas;

Abertura à Experiência
Estimular a experimentação com atitude de Curiosidade e Não-Julgamento;

Criatividade Verbal
Realizar exercícios de brainstorming para estimular a Fluência, Flexibilidade e Originalidade das Ideias;

Abordagem Exploratória
Mapear cenários para identificar Barreiras e Oportunidades;

Inteligência Coletiva
Aprender formas de criar em grupo e de acessar a Inteligência Coletiva.
Metodologia
O curso oferece uma abordagem prática educacional e baseia-se no desenvolvimento participativo e interativo do grupo (rodas de conversa, dinâmicas vivenciais, world café, entre outras formas colaborativas), através do levantamento de diálogos orientados em torno da experiência direta dos próprios participantes.
As atividades do programa incluem explicações teóricas, meditações guiadas, exercícios interativos, discussões em grupo, práticas para casa, características de uma atmosfera que favoreça a criatividade, relatos individuais sobre experiências criativas vivenciadas, momentos de celebração, bem como exercícios de brainstorming (chuva de ideias), de imaginação e geração de ideias para a resolução de problemas. Mudanças positivas e muitas vezes terapêuticas acontecem de forma natural ao longo do processo, com o desenvolvimento da capacidade de atenção ao momento presente, de sermos mais gentis conosco e mais criativos para solucionar problemas cotidianos.
Facilitadores

Eduardo Garbes Cicconi
Graduado pela FEA-RP USP (1998), mestre em economia aplicada pela FEA-RP USP (2006), doutor em Administração das Organizações (2015). Gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. Co-Criador do Mover - Movimento Empreende Ribeirão Preto. Diretor de Parques Tecnológicos da Rede Paulista de Ambientes de Inovação e Diretor do Capitulo do Founder Institute de Ribeirão Preto. Gerente de Novos Negócios da FIPASE - Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto. Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças pela FAAP - Ribeirão Preto, coordenador do curso de graduação de administração de empresas da Fundação Eduacional de Ituverava. Coordenador dos cursos Graduação de Administração, de Graduação de Gestão de Marketing, de Graduação de Gestão de Gestão Financeira e de Graduação de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto.

Marcelo Borges
Administrador, empreendedor e designer de experiências. É instrutor de Mindfulness formado no Mente Aberta - Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (UNIFESP) e em formação pelo Mindfulness Trainings International (MTi). Mestre na área de gestão de inovação e sustentabilidade, onde desenvolveu e validou o programa Mindful Creative Thinking (MCT), e membro co-fundador do grupo de pesquisa “Gestão pelo diálogo, mindfulness e senso de propósito” da FEA-RP/USP. Participação em diversos cursos de aprofundamento como o Programa Search Inside Yourself do Google que integra a meditação e a inteligência emocional e o programa Mindful Self-Compassion que integra o Mindfulness com a autocompaixão. Tem experiência em facilitação de grupos em uma abordagem holística e humanística. Formação no programa de Líderes Facilitadores Germinar com base na Antroposofia, na Comunicação não-violenta (CNV) com Sven Fröhlich-Archangelo e estudioso da Teoria U do MIT. Co-fundador do Instituto Terroá e idealizador da “Entuá Educação e Treinamento para o Desenvolvimento Humano e Organizacional”, empresa que oferece cursos, programas, treinamentos e vivências para instituições de ensino, empresas e público em geral.

Reneide Campelo Melo
Agente de ecossistemas de inovação, empreendedora e publicitária. Fez parte do time de aceleraçãode startups na Pluris Aceleradora, iniciativa do 5º maior grupo educacional do mundo, que tem como foco aceleração de startups nas áreas de Educação e Impacto Social. Também esteve no time do SEVNA, aceleradora de startups, onde esteve à frente de projeto de Open Innovation para o Grupo SEB. Idealizadora e fundadora do beyourtrip.com.br , startup/marketplace de roteiros de Cicloturismo e Trekking. Em 2017 e 2018 a BeYourTrip teve startup selecionada para expor na Campus Party Brasil, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital do mundo. Em 2016 participou do “Startup Weekend Marketplaces” em São Paulo e a proposta de projeto foi considerada pela RedBull como uma das quatro mais interessantes e que poderiam mudar a forma como as pessoas se relacionam com a oferta de serviços nas cidades. ( https://goo.gl/m1uMWx ). Em 2015 aplicou projeto de Turismo/Tecnologia para pré residência no Supera Parque Tecnológico em Ribeirão Preto/SP, através de apresentação a banca de empreendedores. Cocriadora do Movimento Empreende Ribeirão - MOVER (mover.emp.br). Voluntária no comitê regional da Rede Global do Empreendedorismo Endeavor. Voluntária no Núcleo de Empreendedorismo Social de Ribeirão Preto (NES). Foi voluntária no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social - FEA-USP/RP. Nos últimos 5 anos vem estudando inovação, modelos de negócios, economia criativa, empreendedorismo e metodologias ágeis.
Para quem o curso é indicado
Empreendedores, empresários e líderes curiosos pelos temas de Habilidades socioemocionais, Design Thinking, Inovação, Criatividade e Mindfulness, que buscam soluções criativas para Tomada de Decisão.
Todos serão bem acolhidos e muito bem-vindos. Não é necessária experiência prévia em Mindfulness ou Design Thinking.
Depoimentos

Julio Lins
Médico de família, Diretor de desenvolvimento estratégico da ampliar análises patológicas e Instrutor de Mindfulness
Em poucas horas várias pessoas na sala que acreditavam que não eram criativas descobriram como sintonizar com a fonte de sua criatividade. O MCT une as práticas e insights fundamentais dos benefícios de saúde de Mindfulness com estratégias eficientes e divertidas de estímulo a criatividade individual e grupal. Essa abordagem organizada por Marcelo Borges sob a orientação do excelente Rogério Calia é, sem dúvida, a melhor proposta apresentada até agora de introduzir mindfulness nos ambientes organizacionais onde a criatividade é uma necessidade de sobrevivência. Aqui o bem estar da pessoa e a sua produtividade estão alinhados unindo o melhor da neurociência com uma prática simples e eficiente.

Marson Ferreira
Empreendedor Social e Instrutor de Mindfulness Projeto Social Escola do Presente
Após os primeiros 5 minutos no Workshop “Mindful Creative Thinking” já ficou evidente que eu estava diante de alguém que sabia o que estava fazendo. Graças à sua habilidosa e gentil condução, pude entrar em contato, entender e desconstruir barreiras internas de meu potencial criativo com uma profundidade surpreendente para apenas algumas horas de atividade. O equilíbrio entre teoria e prática foi a característica mais marcante do encontro. Seu embasamento científico é notável e a sua habilidade de nos colocar em contato com a experiência direta de nosso potencial criativo é de um talento indescritível. Agradeço pela oportunidade e espero ter o privilégio de desfrutar mais vezes de seu importante trabalho.

Mônica Knipel
Mundo Mindfulness
“Participei do workshop ‘Mindfulness, Teoria U e Criatividade’ com o Marcelo e foi incrível. Sempre me julguei ‘sem criatividade’, imaginando que para ser criativa precisaria inventar algo fantástico e inédito. E no workshop, de uma forma muito leve ele nos mostrou que a criatividade está nas pequenas coisas que inovamos (ou criamos) e o melhor, que ela pode ser desenvolvida! Só tenho a agradecer porque as falas dele e as atividades propostas durante o workshop acabaram renovando minha motivação para a realização do meu trabalho. Recomendo muito!”

Maria Campos
Estudante de Administração da FEA-RP/USP
O Programa foi uma experiência verdadeiramente transformadora. A partir dos ensinamentos do Marcelo, aprendi a enxergar o mundo de outra forma: a prática constante da atenção plena abriu meus olhos para elementos internos e externos a mim que até então passavam despercebidos. Desde então, acredito que me tornei uma pessoa mais perceptiva, reflexiva e empática, o que tem me ajudado nos âmbitos pessoal e profissional: hoje aceito melhor a incerteza que permeia a vida e as relações humanas e me sinto mais segura para tomar decisões e para lidar com conflitos. Sobretudo percebo que o mindfulness me ajudou a vislumbrar novas possibilidades de ação. Quando me permito estar presente no momento, escuto mais facilmente o que as circunstâncias em que me encontro têm a dizer, o que favorece articular soluções criativas para os problemas que encontro. Exercitar a atenção é dar a mim mesma a liberdade e a responsabilidade de escolher como me posicionar em um determinado contexto, em vez de me contentar com a vida no modo automático.