Mindfulness: um caminho para estarmos mais atentos, gentis e autênticos
Você sabe o que é Mindfulness e seus benefícios? Vou explicar hoje de forma objetiva como aderir à prática e quais são os benefícios para as empresas e instituições de ensino.
Em primeiro lugar, gostaria de compartilhar que o objetivo aqui NÃO é vender uma “fórmula mágica” para a resolução de todos os nossos problemas. A ideia é compartilhar como a prática de Mindfulness é um caminho de autodesenvolvimento para fazermos escolhas mais conscientes, gentis e autênticas. Simples assim!
A palavra mindfulness é normalmente traduzida para a língua portuguesa como atenção plena ou consciência plena. É uma capacidade humana básica (estado mental) que todos os seres humanos experimentam várias vezes na vida cotidiana. Pratica-se mindfulness quando o indivíduo está consciente do que está fazendo, pensando e sentindo, embora habitualmente a mente divague sem nenhuma orientação, mudando de pensamento em pensamento sem que isso seja percebido.
Quantas vezes, em uma reunião de trabalho, sua mente estava em outro lugar? Ou durante uma conversa familiar, é questionado sobre determinado assunto, mas está distraído e não sabe o que responder? Este estado de distração chama-se de “piloto automático” e pode, na maioria das vezes, prejudicar as mais variadas funções de nossas vidas.
Praticar essa capacidade de “estar atento” regularmente em nosso dia a dia pode nos trazer benefícios demonstrados por pesquisas científicas, que não abrangem apenas a saúde, mas também as empresas e instituições de ensino.
Empresas e organizações
O uso das práticas de Mindfulness no contexto das organizações tem ganhado cada vez mais interesse no desenvolvimento das lideranças e dos colaboradores com diversos benefícios, por exemplo:
# Melhora na forma de manejar o estresse e ansiedade no trabalho
# Melhora em competências humanas como empatia, comunicação assertiva e colaboração
# Maior assertividade e discernimento nas tomadas de decisões
# Maior criatividade verbal nos processos criativos e de inovação
# Novo sentido e satisfação em suas funções
Educação
No contexto da educação, as pesquisas são mais recentes, e incluem benefícios tanto para estudantes, como para professores.
#Aumento da capacidade de concentração
# Aprimoramento das habilidades socioemocionais e relações interpessoais;
# Melhora no desempenho escolar
# Formação em valores humanos básicos como a empatia e compaixão
# Aumento de criatividade verbal nas variáveis fluência, flexibilidade e originalidade
Os programas baseados em Mindfulness são fundamentados por teorias e práticas que derivam de uma confluência de tradições contemplativas, ciência e as principais áreas da medicina, psicologia e educação.
Sustentados por um modelo de experiência humana que aborda as causas do sofrimento humano e os caminhos para aliviá-lo, desenvolvem uma nova relação com a experiência caracterizada pelo momento presente e catalisa o desenvolvimento de qualidades como alegria, compaixão, sabedoria, equanimidade e maior autorregularão da atenção, das emoções e comportamentos.
Vamos praticar por 3 min?
Procure, de preferência, um lugar silencioso e com pouca distração para iniciar.
1. Primeiro minuto
Adote uma postura confortável e feche os olhos. Devagar, comece a prestar atenção no ambiente/lugar onde você está (sons, temperatura, etc.) e, em seguida no seu corpo. Note as sensações dele como um todo, o contato das pernas com o chão, o contato da pele com o ambiente, ou algumas sensações agradáveis ou desagradáveis que sentir em seu corpo neste momento. Observe apenas se estão presentes e se mudam com o tempo.
2. Segundo minuto
Agora expanda sua atenção pra toda a experiência interna. Por alguns instantes, pergunte-se: Qual a minha experiência agora? Que pensamentos passam por minha cabeça? Que sentimentos ou emoções estou produzindo? Esteja consciente de sua experiência de forma global, mas sem se envolver com elas. Apenas note se estão presentes e se mudam com o tempo.
3. Terceiro minuto
Agora volte sua atenção para as suas sensações físicas e, aos poucos, traga-a para a sua respiração. Observe de perto a sensação ao respirar, na região de seu abdômen, em seu tórax. Tome consciência de todas as sensações da respiração nesse momento. Por alguns instantes, siga a sua respiração, a cada inalação e exalação. Não tente modificá-la, apenas observe-a nesse momento presente. Caso surja algum pensamento ou emoção, deixe-o passar e volte à respiração. Agora, progressivamente, direcione seu campo de consciência para o corpo como um todo, incluindo a sua postura e a sua expressão facial e, bem devagar, quando quiser, volte a abrir os olhos.
Sugestão: após a prática pegue um papel e uma caneta e escreva como foi sua experiência. Faça a prática uma vez ao dia.
*Uma dica importante é procurarmos sempre um profissional de Mindfulness que segue as recomendações das “diretrizes britânicas para uma boa prática de Mindfulness” e que esteja engajado de forma genuína em contribuir de forma compassiva com o desenvolvimento de pessoas.
Viu como é simples? Participe dessa jornada conosco e desfrute da qualidade de viver o presente de forma atenta, gentil e autêntica.
Acesse o link e conheça nossos programas e cursos. “A realiza se faz onde você coloca a sua atenção”.