A criatividade é uma das competências essenciais para qualquer profissional
Talvez você já tenha ouvido: “Criatividade é um dom: ou você nasce criativo, ou nunca será criativo?”. Pois bem, no texto de hoje do blog, falarei sobre qual é a importância dessa competência e como podemos desenvolvê-la.
A criatividade faz parte das pequenas e grandes mudanças, invenções e descobertas que mudam constantemente o rumo da humanidade. Entretanto, por muito tempo, a criatividade foi vista como uma inspiração divina e algo destinado a poucos.
Confesso que sempre me considerei uma pessoa "não criativa". Achava que a criatividade estava somente relacionada com artistas, pintores, músicos e visionários como "Steve Jobs". Lembro que sempre me auto-criticava em momentos que precisava criar algo.
Após estudar mais sobre criatividade, descobri que ser criativo é uma característica natural e primordial da mente humana e está presente de forma potencial em todos os seres humanos. E cada um tem uma maneira diferente de expressar sua criatividade.
Diversas pesquisas realizadas recentemente na neurociência demonstram que a criatividade acompanha uma desaceleração do cérebro. Precisamos abandonar periodicamente o foco baseado no cumprimento de tarefas, pois só assim nos sobra um pouco de tempo para podermos atinar com uma nova conexão ou associação.
O cérebro criativo anseia por ESPAÇO e PRESENÇA. Mas, quando temos uma agenda com um compromisso atrás do outro e, uma lista de "to-do" que se prolonga por várias páginas, o espaço que reservamos à criatividade é mínimo.
Soluções e ideias têm mais chance de surgir quando a mente não está constantemente no modo piloto automático.
Já notou que no piloto automático temos a tendência de repetir padrões pré-estabelecidos? Já notou que estabelecer um prazo para a apresentação de uma solução criativa é uma atitude muito menos produtiva que abrir mais espaço na agenda do dia de modo a dar à mente mais tempo para ser criativa?
Para que as soluções criativas e inovadoras emerjam, a mente precisa de um pouco de tempo e presença para "deixar ir" todo o pensamento analítico que a bloqueia.
Mas por quê?
Na verdade, a presença e o espaço mental podem contribuir, entre várias coisas, com:
1 - Maior autoconhecimento no processo criativo individual (estilo cognitivo de criação e consciência introspectiva);
2 - Maior consciência dos bloqueios criativos;
3 - Maior consciência das suas emoções (inteligência emocional) e suas influências no processo criativo;
4 - Maior abertura a novas informações e possibilidades;
5 - Maior sensibilidade em relação aos detalhes da situação que envolve a criação;
Criatividade nas organizações
Nas organizações, a criatividade é parte essencial da inovação, uma vez que a inovação é o processo que transforma ideias em produtos, serviços ou processos novos ou, melhorados, com o objetivo de diferenciação e competitividade.
Aumentou o interesse por funcionários talentosos e criativos que tragam soluções inovadoras para problemas organizacionais, o que ajuda as organizações a sobreviver e crescer no mercado do século XXI.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, divulgado no mês de maio deste ano, comprovou que a criatividade, habilidade que era a 10° da lista de previsões das demandas de mercado em 2015, para 2020 se tornou uma das três mais importantes para o futuro do mercado de trabalho. Entre as demandas, estão: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, gestão de pessoas, coordenação, inteligência emocional, capacidade de julgamento e de tomada de decisões, orientação para servir, negociação e flexibilidade cognitiva.
Criatividade nas instituições de ensino superior
Ao relacionar criatividade e educação, as universidades emergem como espaços privilegiados para o seu desenvolvimento. As instituições de ensino superior (IES) são responsáveis pela formação dos estudantes, futuros profissionais de organizações e sociedades dinâmicas e complexas, e é essencial que desenvolvam em seus alunos o potencial criativo.
Apesar disso, o desenvolvimento de habilidades criativas dos estudantes não recebe a atenção devida das IES, principalmente no Brasil. O pensamento lógico e racional ainda é preponderante e, dificilmente, a criatividade é explicitamente incluída nos planos das disciplina. Assim, tem-se dado prioridade à educação formal, que privilegia a memorização e o desenvolvimento do pensamento lógico.
É necessário estimular a criatividade dos alunos, promovendo habilidades que lhes permitam aprender a usar as informações, identificar problemas e desenvolver planejamentos a partir da identificação dos problemas.
Para isso, precisamos criar um ambiente educacional que incentiva o interesse pela aprendizagem por meio de uma reflexão crítica e flexível, que propicie o aparecimento de atitudes transformadoras da realidade e encoraje a originalidade.
Quer obter mais informações sobre o assunto?
Entre no link abaixo e baixe a minha dissertação de mestrado. Conheça também o programa “Pensamento Criativo Consciente (Mindful Creative Thinking)”, desenvolvido por nós, que combina práticas de Mindfulness com exercícios de criatividade, com o objetivo de desenvolver a criatividade verbal.
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-13082018-113808/pt-br.php